A esterilização de animais de companhia é o modo mais eficaz de evitar o surgimento de ninhadas indesejadas. Mas não só. Esta é, também, uma forma de proteger a saúde do seu patudo. Neste artigo, explicamos-lhe quais são as principais vantagens associadas a este procedimento cirúrgico e respondemos a algumas das dúvidas e inquietações comuns entre os tutores.
Esta intervenção cirúrgica, que pode ser realizada em animais de companhia como cães, gatos ou coelhos, tem como objetivo principal impedir a reprodução. Este procedimento, que apenas pode ser realizado por médicos veterinários em espaços devidamente autorizados, consiste então na remoção dos órgãos reprodutores.
No caso dos machos, é realizada a castração, retirando os testículos — um processo simples, rápido e pouco traumático. Por sua vez, a intervenção cirúrgica nas fêmeas pode ser efetuada através da remoção dos ovários (ovariectomia) ou da retirada do útero e dos ovários (ovariohisterectomia). Embora seja um procedimento mais complexo, é uma cirurgia considerada de rotina.
Não. Antes do ato cirúrgico, o animal é sempre anestesiado. Já no seguimento da intervenção, é recomendada a administração de analgésicos.
Porém, para um procedimento menos invasivo e mais seguro, com um processo de recuperação bastante mais célere, pode consultar os múltiplos benefícios da cirurgia laparoscópica veterinária .
Além dos benefícios mais evidentes da esterilização de animais, respeitantes ao controlo das ninhadas, há um conjunto de vantagens que importa ter em conta. Enumeramos algumas delas:
A decisão sobre o momento mais indicado para a esterilização de animais deve ser tomada com o auxílio do médico veterinário, tendo em consideração as características específicas de cada patudo. No entanto, é aconselhável que seja o mais cedo possível, preferencialmente antes da maturidade sexual (no caso das fêmeas, deve evitar-se o aparecimento do primeiro cio).
De modo geral, diversos especialistas indicam os seis meses de idade como um momento adequado para a realização deste procedimento cirúrgico. Porém, a esterilização de animais mais precoce, caso seja necessário, não apresenta consequências para o regular desenvolvimento do patudo.
Se pretende esterilizar o seu companheiro de quatro patas, contacte-nos. A nossa equipa de profissionais especializados garante um acompanhamento próximo em todas as fases deste processo, da consulta pré-cirúrgica até ao regresso a casa, após a intervenção.
linkar artigo “Conhece as vantagens da cirurgia laparoscópica veterinária?”