938 598 935 (Paço de Arcos)

936 145 143 (Arruda dos Vinhos)

938 380 752 (Barreiro)

geral@vippets.pt

Desparasitação interna de cães e gatos: o que precisa de saber

A desparasitação interna de cães e de gatos é uma medida preventiva indispensável para garantir a saúde e o bem-estar destes patudos. No entanto, são vários os tutores que apresentam algumas dúvidas em relação a este procedimento. Sabe a que desparasitantes pode recorrer? E com que frequência se deve realizar? Para responder a estas e outras questões, consulte o nosso artigo.

 

O que é a desparasitação interna de cães e gatos?

Como o próprio nome indica, a desparasitação interna de animais é um processo que visa combater a presença de parasitas no interior do organismo do animal hospedeiro. Se não forem devidamente controlados, podem ameaçar severamente a saúde do patudo, sendo que alguns deles são, também, transmissíveis aos seres humanos.

 

Os parasitas internos atacam diferentes órgãos, sendo que, geralmente, os mais afetados são o intestino (ténias, ascarídeos, ancilostomídeos, tricurídeos, coccídias, giarda), os pulmões (vermes do pulmão, ou Angiostrongylus vasorume) e o coração (vermes do coração, ou Microfilárias).

 

Alguns sintomas a que é preciso estar atento:

 

 

Importância da abordagem preventiva

A desparasitação interna de gatos e de cães é, sem margem para dúvida, a melhor e mais eficaz estratégia antiparasitária. Falamos da aplicação de um anti-helmíntico, que pode ser específico — para um parasita determinado —, ou de largo espectro — de modo que abranja um conjunto diverso de parasitas.

 

Estes desparasitantes podem ser encontrados em múltiplos formatos, sendo que os mais comuns são os comprimidos, para administração oral. Porém, para que a desparasitação interna de cães e de gatos seja realizada com eficácia, é crucial que o processo seja acompanhado por um médico veterinário, que terá em conta as características de cada animal. Evite a automedicação.

 

Com que frequência se deve fazer a desparasitação interna de cães e de gatos?

A desparasitação interna de cães e de gatos deve, de modo geral, ser realizada quatro vezes por ano (a cada três meses). Porém, há animais que podem necessitar de ser submetidos a este procedimento com maior regularidade. É o caso das fêmeas gestantes, dos animais doentes ou mais debilitados, dos patudos mais jovens ou dos cães pastores, a título de exemplo.

 

Se precisa de aconselhamento especializado para fazer a desparasitação interna do seu companheiro de quatro patas, contacte-nos. A nossa equipa de veterinários irá ajudá-lo a recorrer às soluções mais eficazes, nos momentos mais indicados.

X
Subscreva a nossa newsletter.