938 598 935 (Paço de Arcos)

936 145 143 (Arruda dos Vinhos)

938 380 752 (Barreiro)

geral@vippets.pt

Desparasitação externa de cães e gatos: algumas dicas úteis

Para que um animal de companhia possa usufruir de uma vida saudável, é imprescindível combater eficazmente os parasitas externos, como as temidas pulgas e carraças, por exemplo. Desta maneira, há alguns cuidados a ter com a desparasitação externa de cães e de gatos que os tutores não podem mesmo esquecer. Para o ajudar, reunimos algumas informações e dicas úteis sobre este tópico.

 

O que são os parasitas externos?

Quando falamos de parasitas externos, ou ectoparasitas, mencionamos um conjunto vasto de pequenos animais que se alojam na pele, no pelo, no pavilhão auricular ou no canal auditivo dos nossos patudos, alimentando-se do sangue destes animais hospedeiros.

 

Além de poderem causar desconforto, irritação da pele, prurido ou dermatite alérgica, os parasitas externos podem ser transmissores de algumas doenças graves, como a Leishmaniose, a “Febre da Carrraça” ou a Dirofilariose. Assim, a desparasitação externa de cães e de gatos tem como propósito combater os efeitos nocivos de parasitas como as pulgas e carraças, os piolhos, os mosquitos ou os ácaros.

 

Sabia que uma pulga fêmea pode picar o animal em que está alojada cerca de 400 vezes por dia e colocar, durante o seu tempo de vida, cerca de 2.000 ovos? A prevenção revela-se, pois, inadiável.

 

Como fazer a desparasitação externa de cães e gatos?

O mercado disponibiliza, atualmente, uma grande diversidade de desparasitantes externos para cães e para gatos. É, portanto, aconselhável que, antes de tomar uma decisão, se aconselhe junto do seu médico veterinário sobre a solução mais adequada para o seu companheiro.

 

A escolha do desparasitante deve ter em conta fatores como o tamanho e o peso do animal, a sua idade e, certamente, o seu estilo de vida — os animais com acesso permanente ao exterior, por exemplo, necessitam de um tipo de proteção mais reforçado. De notar, ainda, que os produtos para cães nunca devem ser administrados em gatos, e vice-versa.

 

Tipos de desparasitantes externos disponíveis

A desparasitação externa de cães e de gatos pode ser efetuada através de uma série de produtos com diferentes apresentações. Conheça algumas delas:

 

 

Por fim, é importante que tenha um cuidado redobrado em relação à frequência aconselhada para a aplicação de cada produto. De igual modo, deve analisar regularmente o pelo do seu patudo e marcar consultas frequentes no médico veterinário, para assegurar a sua proteção durante todo o ano.

 

Se precisa de aconselhamento especializado sobre desparasitação externa de cães e de gatos, contacte-nos. Temos uma equipa experiente pronta para o ajudar em qualquer momento!

X
Subscreva a nossa newsletter.