A cirurgia tradicional podem ser muito invasiva. Contudo, a cirurgia laparoscópica ou cirurgia minimamente invasiva na esterilização de animais vem dar uma nova opção para este facto. Esta técnica tem grandes vantagens tanto em cães como em gatos, dado os problemas que podem ocorrer no pos-cirurgico, nomeadamente : lambeduras na incisão.ç
A cirurgia laparoscópica minimiza estes riscos, aumenta a segurança pós-operatória e os animais experimentam muito menor dor.
É uma técnica cirúrgica que envolve intervenções realizadas através de um ou de dois pequenos orifícios, de entre 3 e 5 mm, com a ajuda de um sistema óptico que permite ver o interior da cavidade do corpo com um grande pormenor e qualidade.
Deste modo são evitados grandes cortes, dado ser feito de um modo em que o corte é seguido de coagulação, proporcionando uma recuperação pós-operatória mais rápida e mais fácil, não exigindo, geralmente a hospitalização do animal.
Uma vez recuperados da anestesia, podem ter alta médica, sendo-lhes prescrita medicação para casa. Além disso, os cuidados com as feridas são leves, não sendo necessário, por exemplo, o uso de colar isabelino.
Finalmente, as feridas cirúrgicas são apenas duas pequenas incisões sem pontos, dado que a pele é fechada com uma cola cirúrgica especial ou com um pequeno agrafo cirúrgico, evitando os problemas das suturas tradicionais, em que os animais as podem romper com os dentes ou com as unhas.
Tudo vantagens para que o seu animal passe por esta etapa com o maior conforto e tranquilidade.